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Montadoras entram no mercado de seguro de automóveis

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Quem já foi até uma loja própria de operadora de celular sabe que, ao ser atendido para aderir a um plano, é possível sair da loja com um celular de última geração comprado com um desconto enorme ou até de graça (a depender do plano adquirido) e, ainda, há a possibilidade de já sair da loja com o seguro ativado. 

Esse fato ilustra bem a necessidade que os clientes têm de garantir a segurança de um produto no momento exato da sua aquisição, já que o perigo de ter o bem perdido ou avariado por qualquer eventualidade que possa gerar um sinistro não pode ser previsto.

Dessa mesma maneira, montadoras e seguradoras já possuíam parcerias há décadas para que os clientes pudessem já sair da concessionária com o seguro garantido.

De pouquíssimos anos para cá, algumas montadoras deixaram de ser um negócio apenas focado em produzir e comercializar veículos e expandiram suas áreas de atuação para passarem a ofertar seguros próprios.

A Tesla entrou para o ramo em 2019

Tesla, empresa que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, além de atuar em projetos de sustentabilidade envolvendo armazenamento de energia e a confecção de painéis solares, teve sua  origem em 2003, mas foi em 2019 que a montadora começou a oferecer seu seguro para motoristas da Tesla no estado da Califórnia.

A empresa expandiu suas operações desde então e lançou, em 2021, um produto semelhante no Texas.A Tesla Insurance forma pares com empresas de subscrição que operam nesses estados para fornecer cobertura. 

A organização também se candidatou para oferecer cobertura de seguro a clientes em Washington e lançou uma corretora de seguros na China em agosto de 2020.

Oferecer seguros pode ser a cereja do bolo 

A empresa não apenas possui a fabricação de seus veículos, mas também participa da distribuição, reparos e agora seguros – praticamente todos os setores que afetam um veículo em sua vida útil. Ele começa no fabricante, muda para uma concessionária para distribuição, eventualmente torna-se segurado e passa por reparos quando necessário.

Com uma mão em quase tudo, Tesla é capaz de controlar certos aspectos da vida de um veículo. Oferecer seguro de automóveis e lidar com reclamações de acidentes pode ser a cereja do bolo para o império de carros elétricos.

Benefícios para as montadoras e clientes

Oferecer seguro de automóveis aos clientes ajuda a montadora de carros elétricos a gerar receita e ainda torna o produto mais acessível porque reduz o custo geral para os veículos Tesla. Esse fato tornaria a compra do carro ainda mais atraente já que, de acordo com uma pesquisa do USA Today, de 2018, o Tesla Model S foi classificado como o carro mais caro para seguro de automóveis. 

Além disso, o negócio de seguros da Tesla também pode aumentar as vendas de seus carros reduzindo o custo geral de propriedade.

Assim, a montadora gera mais receita por abrir o leque de opções para venda de produtos e o cliente se beneficia por conseguir pagar um preço final reduzido pelo combo adquirido.

Gamificação

A Tesla usa a gamificação _ uma estratégia que usa o design de games em contextos empresariais para trazer o sistema de pontos e recompensas (comuns a todos os jogos) para a realidade organizacional _ como base para fornecer descontos no prêmio mensal dos segurados. As pontuações são calculadas usando o monitoramento do “comportamento de direção em tempo real” que verifica se há ações como curvas agressivas, frenagem brusca e distâncias de seguimento inseguras. 

Economia de até 60%

Nesse sistema de pontos, os motoristas com pontuações de segurança “médias” economizam entre 20% a 40% em seu seguro, enquanto aqueles com as pontuações de segurança mais altas podem economizar entre 30% a 60%. Esse método torna muito mais simples e compensador atingir metas e objetivos em qualquer contexto.

No quesito “piloto automático” quem se garante é a Mercedes

A empresa pioneira de automóveis alemã Mercedes-Benz confirmou que aceitará a responsabilidade por eventuais acidentes causados por uma falha em seu sistema automatizado de manutenção de faixa de nível 3.

Apesar de o novo Drive Pilot da Mercedes ser parecido, em operação, como muitas tecnologias de “assistente de engarrafamento” já disponíveis no mercado, a diferença fundamental é destacada após acionar o Drive Pilot. Isso porque o motorista não é mais legalmente responsável pela operação do carro até que ele seja desengatado. 

Por isso, o condutor pode desviar o olhar, assistir a um filme, comer pipoca, não importa: se o carro travar enquanto o Drive Pilot estiver funcionando, isso será um problema da Mercedes, não do condutor.

Essa distinção coloca o sistema semi autônomo da Mercedes milhas à frente do AutoPilot da Tesla ou do SuperCruise da General Motors. E não é apenas um sistema de conceito. O Drive Pilot já foi aprovado para uso em todas as rodovias alemãs. A Mercedes espera implantá-lo nos EUA até o final de 2022.

Motorista precisa cumprir as orientações

A montadora Mercedes declarou que só não aceitará responsabilidade se o motorista “não cumprir com seu dever de cuidado”. De acordo com Matthew Avery, diretor de estratégia de pesquisa da Thatcham Research, “não cumprir com seu dever de cuidado” significa “se recusar a retomar o controle do carro quando solicitado”. 

O Brasil também tem montadora ampliando sua atuação

O Grupo CAOA, maior conglomerado de distribuição e produção de veículos da América Latina. ampliou a diversificação de produtos e serviços com a criação da Caoa Seguros em janeiro de 2021, e atua no segmento em parceria com a Wiz, maior companhia do País no ramo de produtos financeiros e distribuição de seguros, com carteira de mais de 100 mil veículos e faturamento anual de R$ 1 bilhão. 

A Caoa Seguros vem atuando de forma incisiva, firmando novas parcerias e reforçando sua estrutura para explorar a oferta, distribuição, promoção e comercialização de seguros e produtos financeiros junto à rede de distribuição da CAOA.

O seguro tem que estar onde o cliente precisa

Sabendo que a essência do seguro é oferecer proteção aos indivíduos e causar impacto social a partir dessa proteção, qualquer movimento empresarial no sentido de disponibilizar seguros mais diversificados e com abordagens diferenciadas, é um movimento positivo para a área. Afinal, o seguro tem que estar onde o cliente precisa.

Fonte: Montadoras entram no mercado de seguro de automóveis (insurtalks.com.br)

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