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Montadoras entram no mercado de seguro de automóveis

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Quem j√° foi at√© uma loja pr√≥pria de operadora de celular sabe que, ao ser atendido para aderir a um plano, √© poss√≠vel sair da loja com um celular de √ļltima gera√ß√£o comprado com um desconto enorme ou at√© de gra√ßa (a depender do plano adquirido) e, ainda, h√° a possibilidade de j√° sair da loja com o seguro ativado.¬†

Esse fato ilustra bem a necessidade que os clientes têm de garantir a segurança de um produto no momento exato da sua aquisição, já que o perigo de ter o bem perdido ou avariado por qualquer eventualidade que possa gerar um sinistro não pode ser previsto.

Dessa mesma maneira, montadoras e seguradoras já possuíam parcerias há décadas para que os clientes pudessem já sair da concessionária com o seguro garantido.

De pouquíssimos anos para cá, algumas montadoras deixaram de ser um negócio apenas focado em produzir e comercializar veículos e expandiram suas áreas de atuação para passarem a ofertar seguros próprios.

A Tesla entrou para o ramo em 2019

Tesla, empresa que desenvolve, produz e vende autom√≥veis el√©tricos de alto desempenho, al√©m de atuar em projetos de sustentabilidade envolvendo armazenamento de energia e a confec√ß√£o de pain√©is solares, teve sua  origem em 2003, mas foi em 2019 que a montadora come√ßou a oferecer seu seguro para motoristas da Tesla no estado da Calif√≥rnia.

A empresa expandiu suas opera√ß√Ķes desde ent√£o e lan√ßou, em 2021, um produto semelhante no Texas.A Tesla Insurance forma pares com empresas de subscri√ß√£o que operam nesses estados para fornecer cobertura. 

A organização também se candidatou para oferecer cobertura de seguro a clientes em Washington e lançou uma corretora de seguros na China em agosto de 2020.

Oferecer seguros pode ser a cereja do bolo 

A empresa n√£o apenas possui a fabrica√ß√£o de seus ve√≠culos, mas tamb√©m participa da distribui√ß√£o, reparos e agora seguros – praticamente todos os setores que afetam um ve√≠culo em sua vida √ļtil. Ele come√ßa no fabricante, muda para uma concession√°ria para distribui√ß√£o, eventualmente torna-se segurado e passa por reparos quando necess√°rio.

Com uma m√£o em quase tudo, Tesla √© capaz de controlar certos aspectos da vida de um ve√≠culo. Oferecer seguro de autom√≥veis e lidar com reclama√ß√Ķes de acidentes pode ser a cereja do bolo para o imp√©rio de carros el√©tricos.

Benefícios para as montadoras e clientes

Oferecer seguro de autom√≥veis aos clientes ajuda a montadora de carros el√©tricos a gerar receita e ainda torna o produto mais acess√≠vel porque reduz o custo geral para os ve√≠culos Tesla. Esse fato tornaria a compra do carro ainda mais atraente j√° que, de acordo com uma pesquisa do USA Today, de 2018, o Tesla Model S foi classificado como o carro mais caro para seguro de autom√≥veis. 

Além disso, o negócio de seguros da Tesla também pode aumentar as vendas de seus carros reduzindo o custo geral de propriedade.

Assim, a montadora gera mais receita por abrir o leque de op√ß√Ķes para venda de produtos e o cliente se beneficia por conseguir pagar um pre√ßo final reduzido pelo combo adquirido.

Gamificação

A Tesla usa a gamifica√ß√£o _ uma estrat√©gia que usa o design de games em contextos empresariais para trazer o sistema de pontos e recompensas (comuns a todos os jogos) para a realidade organizacional _ como base para fornecer descontos no pr√™mio mensal dos segurados. As pontua√ß√Ķes s√£o calculadas usando o monitoramento do ‚Äúcomportamento de dire√ß√£o em tempo real‚ÄĚ que verifica se h√° a√ß√Ķes como curvas agressivas, frenagem brusca e dist√Ęncias de seguimento inseguras. 

Economia de até 60%

Nesse sistema de pontos, os motoristas com pontua√ß√Ķes de seguran√ßa ‚Äúm√©dias‚ÄĚ economizam entre 20% a 40% em seu seguro, enquanto aqueles com as pontua√ß√Ķes de seguran√ßa mais altas podem economizar entre 30% a 60%. Esse m√©todo torna muito mais simples e compensador atingir metas e objetivos em qualquer contexto.

No quesito ‚Äúpiloto autom√°tico‚ÄĚ quem se garante √© a Mercedes

A empresa pioneira de autom√≥veis alem√£ Mercedes-Benz confirmou que aceitar√° a responsabilidade por eventuais acidentes causados por uma falha em seu sistema automatizado de manuten√ß√£o de faixa de n√≠vel 3.

Apesar de o novo Drive Pilot da Mercedes ser parecido, em opera√ß√£o, como muitas tecnologias de “assistente de engarrafamento” j√° dispon√≠veis no mercado, a diferen√ßa fundamental √© destacada ap√≥s acionar o Drive Pilot. Isso porque o motorista n√£o √© mais legalmente respons√°vel pela opera√ß√£o do carro at√© que ele seja desengatado. 

Por isso, o condutor pode desviar o olhar, assistir a um filme, comer pipoca, n√£o importa: se o carro travar enquanto o Drive Pilot estiver funcionando, isso ser√° um problema da Mercedes, n√£o do condutor.

Essa distin√ß√£o coloca o sistema semi aut√īnomo da Mercedes milhas √† frente do AutoPilot da Tesla ou do SuperCruise da General Motors. E n√£o √© apenas um sistema de conceito. O Drive Pilot j√° foi aprovado para uso em todas as rodovias alem√£s. A Mercedes espera implant√°-lo nos EUA at√© o final de 2022.

Motorista precisa cumprir as orienta√ß√Ķes

A montadora Mercedes declarou que s√≥ n√£o aceitar√° responsabilidade se o motorista “n√£o cumprir com seu dever de cuidado”. De acordo com Matthew Avery, diretor de estrat√©gia de pesquisa da Thatcham Research, ‚Äún√£o cumprir com seu dever de cuidado” significa ‚Äúse recusar a retomar o controle do carro quando solicitado‚ÄĚ. 

O Brasil também tem montadora ampliando sua atuação

O Grupo CAOA, maior conglomerado de distribui√ß√£o e produ√ß√£o de ve√≠culos da Am√©rica Latina. ampliou a diversifica√ß√£o de produtos e servi√ßos com a cria√ß√£o da Caoa Seguros em janeiro de 2021, e atua no segmento em parceria com a Wiz, maior companhia do Pa√≠s no ramo de produtos financeiros e distribui√ß√£o de seguros, com carteira de mais de 100 mil ve√≠culos e faturamento anual de R$ 1 bilh√£o. 

A Caoa Seguros vem atuando de forma incisiva, firmando novas parcerias e reforçando sua estrutura para explorar a oferta, distribuição, promoção e comercialização de seguros e produtos financeiros junto à rede de distribuição da CAOA.

O seguro tem que estar onde o cliente precisa

Sabendo que a essência do seguro é oferecer proteção aos indivíduos e causar impacto social a partir dessa proteção, qualquer movimento empresarial no sentido de disponibilizar seguros mais diversificados e com abordagens diferenciadas, é um movimento positivo para a área. Afinal, o seguro tem que estar onde o cliente precisa.

Fonte: Montadoras entram no mercado de seguro de automóveis (insurtalks.com.br)

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