Foto notícia - Roubo de veículos em BH cresce 127% no segundo bimestre; veja como se prevenir
Início Blog Wardon News Roubo de veículos em BH cresce 127% no segundo bimestre; veja como se prevenir

Roubo de veículos em BH cresce 127% no segundo bimestre; veja como se prevenir

Leitura 5 minutos Visitas 381 Visitantes

Para especialistas, dois fatores podem ter influenciado no aumento: a maior circulação de pessoas com o relaxamento da pandemia e a greve das forças de segurança

Seguro, alarme, mata-motor, ou at√© aquela velha trava met√°lica antifurto. Se voc√™ n√£o tem um desses dispositivos de seguran√ßa, talvez seja uma boa hora para adquirir. √Č que os pre√ßos dos usados n√£o s√£o a √ļnica coisa envolvendo carros, motos e caminh√Ķes que anda aumentando em BH. O n√ļmero de roubos de ve√≠culos na capital apresentou um salto de 127% entre os primeiros meses de 2022, passando de 156 entre janeiro e fevereiro para 355 em mar√ßo e abril.

Ainda conforme os dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Justi√ßa e Seguran√ßa P√ļblica (Sejusp), de fevereiro para mar√ßo, o aumento foi ainda mais discrepante (134%), evoluindo de 83 ocorr√™ncias para 195.

Mesmo quando em comparação com os mesmos meses de 2021, o aumento foi expressivo, sendo 51% em março deste ano e 15% em abril. A elevação neste tipo de crime também foi registrada em Minas, mas em menor proporção. Os veículos roubados em todo o Estado cresceram 52% entre o primeiro e o segundo bimestre.

Assim como os roubos, os dados da Sejusp mostram que os furtos de veículos também cresceram no segundo bimestre do ano. Com 1.068 registros em fevereiro e março e 1.474 nos dois meses seguintes, a elevação foi de 38%. De fevereiro para março, o aumento foi de 44% (de 546 para 790 ocorrências). 

Possíveis motivos

Especialista em seguran√ßa p√ļblica e professor da PUC Minas, Lu√≠s Fl√°vio Sapori destaca que essa varia√ß√£o, t√£o alta, n√£o √© comum. “N√£o d√° pra tirar conclus√Ķes de imediato, por ser um crescimento muito at√≠pico, principalmente considerando que a pandemia j√° estava mais controlada tamb√©m nos primeiros meses do ano. Mas √© um fato que estamos voltando para os patamares de antes da pandemia. Durante ela, a circula√ß√£o de pessoas e ve√≠culos diminuiu e, junto disso, a oportunidade para os assaltantes”, argumenta. 

Jorge Tassi, tamb√©m especialista em seguran√ßa p√ļblica, concorda que o retorno das atividades p√≥s-pandemia √© um fator que pode ter influenciado no aumento dos n√ļmeros, mas lembra ainda de outra situa√ß√£o que teve in√≠cio justamente nos √ļltimos dias de fevereiro. “√Č importante lembrar que tivemos uma greve das for√ßas de seguran√ßa que, com certeza, deve ter acarretado em um maior n√ļmero de delitos. Estes dois fatores, juntos, s√£o importantes”, argumenta. 

Lado da vítima

Para qualquer motorista, uma das piores sensa√ß√Ķes √© retornar ao local onde o carro estava estacionado e n√£o encontrar o ve√≠culo. Foi o que passou a designer Poliana Valadares, de 34 anos, ao ter o carro furtado neste ano na avenida Tancredo Neves, no bairro Castelo, regi√£o da Pampulha.

‚ÄúEra por volta das 14h quando eu sa√≠ para o almo√ßo e precisava usar o carro e ele n√£o estava no local que eu havia estacionado. A princ√≠pio voc√™ fica at√© na d√ļvida se o carro estava l√° mesmo. Fiquei desnorteada, andei um pouco para ver se o local estava certo e a√≠ percebi que o carro havia sido levado e n√£o era coisa s√≥ da minha cabe√ßa‚ÄĚ, diz Poliana que descreve: “√Č desesperador”

Mesmo assegurada, a dor de cabe√ßa da designer n√£o foi pequena. ‚ÄúS√≥ depois de um tempo que a minha ficha caiu. Estava sem dinheiro no bolso, j√° n√£o tinha o carro. Ent√£o o jeito era cruzar os bra√ßos e aguardar, pois n√£o tinha o que ser feito. E at√© hoje eu t√ī sem o carro e aguardando o retorno do seguro‚ÄĚ, relata.

Confira algumas dicas da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação ao Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEPIFRVA) para evitar furtos de veículos:

– Estacione o ve√≠culo em uma regi√£o que tenha mais claridade ou que nas redondezas tenham c√Ęmeras de seguran√ßa

РVerifique a movimentação na área em que estacionar. Quando o local é mais ermo é mais fácil para o ladrão cometer o furto

РInvista em sistemas de segurança: travamento de portas, sistema de corte de ignição, tenha rastreamento veicular e procure uma seguradora

Para evitar roubos de veículos (onde ocorrem as abordagens mediante à violência ou grave ameaça):

РTenha muita atenção durante os deslocamentos. Segundo o delegado Artur Alberto Neves Vieira, a maior parte dos roubos acontece quando as pessoas estão desatentas

– Fique atento ao parar em sinais e ao chegar ao destino

– Evite ficar dentro de carros em locais ermos. Isso pode facilitar a abordagem dos criminosos.

Fonte: Roubo de veículos em BH cresce 127% no segundo bimestre; veja como se prevenir | O TEMPO

Newsletter

Fique por dentro

Cadastre seus dados e receba gratuitamente nossas publica√ß√Ķes e informa√ß√Ķes sobre seguro e mercado financeiro.